Ametista Parque Museu


    O Ametista Parque Museu é um complexo turístico localizado no município de Ametista do Sul, no norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde está a maior jazida da pedra ametista do mundo, sendo conhecida como a capital mundial da pedra ametista.




Nosso complexo se torna único e diferenciado, porque possui mais de 2000 exemplares de pedras preciosas raras, a maioria encontrada em garimpos da região, entre eles a Ametista mais valiosa já encontrada até hoje pesando 2.5 toneladas, e um Meteorito de 140 kg.

  

Além de apreciar a coleção de pedras raras, constituída durante mais de 15 anos, o visitante faz um passeio no subsolo do museu, podendo ver exatamente nos incontáveis garimpos onde e como as pedras são retiradas, tudo isso com acompanhamento de guias especializados. São galerias subterrâneas com mais de 200 metros de profundidade, sendo uma visita inesquecível, pois as galerias se ramificam formando um labirinto em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que se formaram. Sendo galerias de piso nivelado, bem iluminadas, largas e altas com mais de 25 anos de exploração. Dentro de uma das galerias existem bancos que permitem o repouso do visitante.

  

Uma passarela leva o visitante até um mirante onde se tem uma ampla visão de um belo vale verde, uma vista que é um verdadeiro repouso para os olhos. O Ametista Parque Museu é um dos principais pontos turísticos culturais da região, sendo de grande importância e interesse para estudantes, apreciadores e comercializadores de pedras preciosas.